Por que você canta na igreja?
A experiência com Deus é a essência do cantar para Ele

A primeira coisa que gostaria de questionar aos músicos, sejam eles cantores ou instrumentistas, é: Por que você canta na igreja? O que o levou a fazer isso? Qual a razão do seu canto?

Digo isso porque, ao longo da minha caminhada, encontrei pessoas que iam tocar na igreja e nos Grupos de Oração pelos mais diversos motivos. E o pior é que quase todos eram errados.

Uns iam porque gostavam de cantar e não tinham espaço fora da Igreja; outros porque sabiam os cantos; já outros porque queriam fazer sucesso entre as meninas ou rapazes e ainda havia os músicos que imaginavam que uma banda católica era a mesma coisa de uma banda secular. Todos esses motivos não estão muito corretos.

O que precisa levar um músico a cantar PARA Deus é a sua experiência com o mesmo Deus. É preciso conhecer o Mestre, acreditar n'Ele, conhecer a Sua Palavra e se dispor a vivê-la. É isso que dá força ao seu canto. Um músico católico nunca pode ser igual a um músico secular, pois as palavras e canções, emanadas por ele, têm a força de Deus.

O músico secular pode até fazer muito sucesso, ter muitos fãs e vender muitos discos, mas a sua música, por mais que seja bem arranjada e executada, é música ordinária. Porém um músico católico, que conhece o Mestre e vive ao lado d'Ele, quando executa a música com técnica e arte, traz consigo a unção do Mestre.

Recordo-me da primeira vez em que vi e ouvi Martin Valverde ministrando, nunca havia visto aquele sujeito antes, mas depois daquele momento – de música e oração – minha vida nunca mais foi a mesma. Havia algo naquele homem que nunca havia visto em cantor nenhum. Acho que você conseguiu entender o que estou falando, e iguais a ele, existem muitos outros.

Por isso, quero convidar você para ver e rever as principais motivações que o levam a cantar ou tocar para Deus. Faça um momento de reflexão e seja sincero com você mesmo. Sei que muitas pessoas começam a tocar e a cantar na igreja por outros motivos, mas no meio do caminho encontram-se com Deus, e a partir daí passam a fazer um trabalho coerente. Talvez este seja o seu caso, e se for, retome o seu trabalho com fé e ousadia.

Cadú
Gravadora Canção Nova

blog.cancaonova.com/dominusvobiscum