História do Troféu Louvemos o Senhor
“Eu sempre acreditei na música católica, na sua qualidade e cultura”. E, por esta razão, posso falar sobre o “Troféu Louvemos o Senhor”, que começou a ganhar forma em 1996, quando eu e alguns irmãos tínhamos um programa de rádio chamado “Estação Adolescentes”. Nós procurávamos apresentar o que tinha de melhor na música católica. Estávamos sempre procurando novidades, em CD e, acreditem, fitas K7. Era uma correria para ter sempre uma novidade sobre o que estava acontecendo com a música católica. Nós tínhamos uma certeza: queríamos fazer o melhor.
No mês de julho de 2007, após a Santa Missa da manhã, aqui na TV Século 21, tive a coragem de levar adiante o sonho de investir na nossa música católica de uma forma mais ousada e firme, no propósito de reconhecer os inúmeros irmãos que nos ajudam a aproximar de Deus com suas letras e melodias.
Parece que a idéia veio completa em meu coração. Um prêmio para reconhecer o talento dos nossos músicos! Um “Oscar” da nossa música católica! Mas, como fazer? Como premiar nossos talentos?
Eu precisava de um motivo, de um nome. Foi quando me lembrei do Louvemos, o livro de cânticos que, desde 1975, tem animado os grupos de oração. Era o que eu precisava! Um nome com tradição e respeito dentro da historia contemporânea da Igreja, já com uma imagem muito expressiva. Uma mulher, Nossa Senhora, com as mãos e o rosto voltados para o céu, para Deus, entoando o Magnificat, cantado por toda a Igreja, ontem, hoje e sempre, indicando o que nós também devemos fazer: levantar os braços e os olhos em louvor às coisas do alto, em louvor ao Pai.
Mais uma vez Nossa Senhora nos inspira e nos direciona a Deus. Imitar o gesto de Maria, levantando olhos e braços aos céus, é o mesmo que obedecer á suas palavras: “Fazei tudo o que Ele vos disser!”
Assim, fui juntando cada peça e levei o projeto ao conhecimento do Pe. André Lourenço, superintendente da TV Século 21, que o aprovou entusiasmado. Então, para chegar ao evento que estamos organizando foi um passo. Levei a idéia e um desenho do que eu queria para o Ednei, Designer Gráfico da revista Brasil Cristão que, desde 2007, também é responsável pela criação das capas do livro de cânticos Louvemos o Senhor. Na ocasião, ele recriou digitalmente a atual estatueta dourada de Nossa Senhora, tendo como base a estatueta tradicional de argila usada desde 1975. O passo seguinte foi criar a base do troféu, conforme o padrão usado no Oscar. Tendo finalizado a arte conceitual do troféu, entregamos a missão de produzi-lo, em bronze, à escultora Andrea Anholeto, que já fez diversos troféus para empresas de grande porte como: Fox film, CNN, Coca-cola, Samsung, Volkswagen entre outras. O trabalho realizado por ela e sua equipe foi maravilhoso e no dia 13 de maio de 2009, realizamos uma grande festa de Louvor a Deus.
A primeira edição do Prêmio Nacional da Música Católica, foi estonteante, um evento digno de comparação com os grandes eventos da música secular tanto em qualidade, como na organização e na presença e apresentação dos envolvidos com a festa; cantores, musicos e compositores.
Agora estamos nos preparando para a terceira edição que com certeza estará repleta de grandes surpresas. Os dias 8 e 11 de maio entrarão também para a história da nossa música. É esperar pra ver!
Por tudo isso, LOUVEMOS O SENHOR!
0 comentários:
Postar um comentário