Em Madri Papa fala do valor da Palavra de Deus na vida dos jovens O primeiro encontro da juventude com o Papa Bento XVI em Madri foi aguardado ansiosamente pelos peregrinos que se reuniram no centro da cidade, na Praça de Cibeles. Sua Santidade desembarcou na capital espanhola ao meio dia e às 19h30 de quinta-feira (18/08), falou à juventude.Bento XVI andou entre os jovens no papa-móvel e logo depois saudou os presentes em diversos idiomas. Ao falar aos de língua portuguesa, o Santo Padre proferiu a seguinte mensagem:

“Queridos jovens dos diversos países de língua portuguesa e quanto vos acompanham, bem-vindos a Madri! A todos saúdo com grande amizade e convido a subir até à fonte eterna da vossa juventude e conhecer o protagonista absoluto desta Jornada Mundial e –espero – da vossa vida: Cristo Senhor. Nestes dias, ouvirei pessoalmente ressoar a Sua Palavra. Deixai que esta Palavra penetre e crie raízes nos vossos corações, e sobre ela edificai a vossa vida. Firmes na fé, sereis um elo na grande cadeia dos fiéis. Não se pode crer sem ser amparado pela fé dos outros, e pela minha fé contribuo também para amparar os outros na fé. A Igreja precisa de vós, vós precisais da Igreja.”

A experiência dos brasileiros carismáticos

Muitos peregrinos do grupo do Ministério Jovem da RCCBRASIL estiveram bem perto do Papa na Praça de Cibeles por onde ele passou. Para isso, houve quem chegou com até nove horas de antecedência por um bom lugar. “Vê-lo de perto me fez sentir que todos os esforços e respostas negativas que tive para estar aqui foram recompensados. Vi de perto sua santidade e beleza,” testemunhou a missionária Lucinda Nunes, de Minas Gerais.

A mensagem do Papa se voltou para a importância da Palavra de Deus, de se construir a vida na rocha que é Jesus. “Ele convocou a juventude a ter uma vida decidida diante da sociedade, superando o relativismo e demais limitações para a juventude. Ao refletir o Evangelho de São Mateus ele nos apontou para a rocha. Sobre isso vejo que no Brasil precisamos ser mais, ir além sobre este convite, uma Igreja jovem”, comentou o Pe. Alexander Cordeiro, assessor espiritual do núcleo nacional Ministério Jovem.